sábado, 6 de outubro de 2012

Quem nunca fez dieta, ponha a patinha no ar!

Mulher que se preze, alguma vez na história da sua existência, lá há-de ter feito uma dieta. Que tenha sido só durante três horas (no intervalo entre uma refeição e a outra) ou de meses, até mesmo anos.
Já há muito que queria escrever sobre este tema. Não escrevi na altura mas hoje, dado um novo caso que não acabou muito bem, lá resolvi fazê-lo.
Há cerca de um mês, mais coisa, menos coisa, fiquei a saber que uma grande amiga minha, lá com a ideia de emagrecer, acabou por se entregar às dietas, acabando em anemia. Ainda hoje anda às voltas com as comidas saudáveis, a tentar repor os níveis de hemoglobina e penso que irá, assim, continuar até resolver o assunto. Hoje, outra grande amiga minha com, também essa mania de se "alimentar de ar e vento", como ela própria intitulou, acabou no hospital, depois de não sei quantos desmaios, palidez e tremores.
Ambas são raparigas jovens, amantes da internet, com acesso à informação e tudo mais mas ambas cometeram o mesmo erro nessa história das dietas: O não saber fazer uma boa dieta. Não sei se a minha amiga-louca-por-dietas-mais-recente lhe será diagnosticada anemia ou não, peço a todos os santinhos para que não!
Mas... dou comigo a pensar no que irá na massa cinzenta desta gente em tentar emagrecer de uma forma tão drástica e desequilibrada. Hoje, dei por mim mesmo chateada com este facto!
Tenho anemia desde que me lembro de existir. Assim como a minha mãe a minha irmã. A luta contra o cansaço é constante, chegamos todas ao final do dia como se tivéssemos sido exploradas no emprego. E a coisa até se endireita quando tomamos uns suplementos de ferro mas essa porcaria provoca um mau-estar que só quem toma é que o sabe (e mais não digo).
Portanto, compreendo que todas adoramos sentir-nos bem quando tiramos a roupa em frente aos nossos namorados/maridos ou até mesmo quando exibimos o corpo na praia, acompanhado daquele bikini novo ma-gní-fi-co, ou, simplesmente quando tiramos a roupa, antes do banho. Todas amamos ou amaríamos ter o corpo perfeito. Há por aí alguém que discorde?! Hmmm... Bem me quis parecer que não.
Porém... cabecinhas-ocas-com-a-mania-das-dietas, antes de se porem nessas aventuras, lembrem-se:
-Vocês não querem sentir-se constantemente fracas e ter de dormir umas 9 horas por noite para se sentirem melhorzinhas, pois não?!
-Vocês não querem sentir tonturas constantemente, dificuldades em respirar, dores de cabeça, olheiras até ao queixo, acompanhadas de palidez, pois não?!
-Para as mais novas, vocês querem aguentar-se numa discoteca a noite toda, com gentinha que nunca mais acaba à vossa volta, sem vos dar o badagaio, não querem?!
-Assistir a uma cerimónia de pé ou de joelhos, como se faz ainda nos casamentos, deixa de ser opção, também. Dou menos de 10 minutos para estarem estendidinhas no chão.
A quem nasceu com o rabinho virado para a lua, tenham cabecinha, sim?! Se não for por vocês, que seja por quem se preocupa convosco. Tenho 25 anos e todos os dias tenho de fazer relatório à minha mãe sobre o que almocei e jantei...
Juízo, cabecinhas ocas, seguidas de rabinho virado para a lua! Juízo!

Sem comentários:

Enviar um comentário