quinta-feira, 20 de junho de 2013

Olha para o que eu digo e não para o que eu faço!

Anteontem estava refastelada no sofá e, como tal, com preguiça para me levantar e ir buscar o comando. Estava na RTP1. Eu não vejo RTP1. Tenho as minhas razões. E essas começam pela Catarina Furtado, passam pelo Fernando Mendes, alguma culpa, também, do telejornal e por aí adiante. Acontece que estava a dar uma reportagem (a meu ver, quem fez aquilo, devia saltar directamente para o desemprego, mas isto sou eu a falar). Basicamente, era uma reportagem sobre os perigos do facebook e os papás que alertam os seus filhotes da malícia dessa rede social e que os controla (para bem deles, claro) e que sabem as senhas das contas, que os proíbe deles postarem fotografias deles mesmos (e os filhotes, lindos, concordam) e blá, blá, blá.
Nisto, estão os pais sentados no sofá a dar a entrevista, enquanto contam como se conheceram.
Muito rapidamente, ela morava na cidade x, ele na y. Ele começou a falar com ela no chat (sem a conhecer de parte alguma) mas ela, nesse dia não pôde porque tinha um problema no computador e tinha de desligá-lo. Não falaram nesse dia mas falaram no seguinte. E passada uma semana, ele foi ao local de trabalho dela (um banco) para conhecê-la e passada uma semana estavam a namorar e passado um mês estavam a morar juntos e estão juntos há coisa de quinze anos (mais coisa, menos coisa). Não digo que foi assim que a senhora descreveu exactamente a situação mas muda uma virgula aqui e uma palavrita acolá e foi isto.
Nesta altura, eu já devia ter mudado de canal mas a preguiça falou mais alto.
Agora, eu pergunto-me: Qual foi a moral desta entrevista?
-Alertar para os perigos do facebook? Mas o papá e a mamã conheceram-se por lá e, a ver bem, estão juntos e felizes há quinze anos.
-Olhar para o que os papás dizem mas não para o que eles fazem?
Entrevista profunda, a meu ver e muito educativa, diga-se de passagem.
Só mais uma coisinha: No meio de tantos pais protectores, não havia um casalinho que se voluntariasse para dar entrevista? Ah, e que, já agora, não se tivessem conhecido através desta rede social? Já que é dos perigos desta que se estava a falar...
Digo eu...

Sem comentários:

Enviar um comentário